Cubatão rumo à Rede de Cidades Criativas da Unesco




A cidade de Cubatão deu o pontapé inicial no processo que visa, futuramente, pleitear sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para isso, o município iniciou processo de mentoria especializada para elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, capitaneado pela Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura (Secult).


Um grupo de trabalho (GT) foi formado, a princípio com atores do poder público, e irá se reunir periodicamente com André Martinez, consultor designado pelo Governo do Estado no âmbito do projeto ‘CRIA SP/Juntos pela Cultura’, responsável por aplicar a mentoria à gestão municipal. Cubatão foi selecionada para receber a capacitação por conta das evidências dos ativos criativos da cidade.


Nesse projeto que inicia em Cubatão, minuciosa cartografia será elaborada reunindo informações sobre patrimônio, associações, entidades, instituições, grupos, espaços, eventos, fazedores de cultura, e tudo que possa demonstrar o potencial da cidade para o desenvolvimento a partir da criatividade. Os dados servirão de base para construção de um Plano de Desenvolvimento em Economia Criativa e preenchimento de relatórios. Futuramente, os documentos serão avaliados pela UNESCO e poderão garantir uma carta de endosso à candidatura de Cubatão à vaga de Polo Mundial de Cidade Criativa.


Clique aqui para ler matéria completa.

CATEGORIAS
TAGS