Workshop Colaborativo Planejamento Estratégico do Carnaval


Integrando o Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte, o workshop, desenvolvido e ministrado pelo Laboratório Sociocriativo, consiste em um processo participativo em que serão utilizadas metodologias de colaboração criativa para discutir desafios e soluções para o Carnaval, resultando em um planejamento estratégico para os próximos anos.


Partindo das experiências do grupo de participantes, com a ativação de competências colaborativas que poderão ser úteis para a gestão dos blocos, serão exploradas questões geradoras como: Quais o significado da festa e como vem se desenvolvendo ao longo dos anos? O que queremos? Como estamos sendo desafiados pelo contexto? Como podemos inovar, para garantir a perenidade da festa? O que esperamos do poder público e da iniciativa privada?


O grupo elegerá as problemáticas a serem trabalhadas reconhecidas pelos participantes como críticas para a sustentabilidade e qualificação da festa. Exemplos de temas que poderão ser trabalhados: Como diminuir/reciclar o lixo gerado? Como implementar ações acessíveis e inclusivas? Como atrair mais turistas? Como descentralizar as atrações do Carnaval?


Deste processo será resultado um material com diretrizes, missão, visão, objetivos, metas e criação de um plano de ação para o Carnaval de Belo Horizonte, além de um mapa de boas práticas para os blocos.


O workshop também permitirá que os participantes desenvolvam uma sensibilidade a respeito das oportunidades e ameaças no momento atual, a qual subsidiará o a jornada de mentorias de carreiras.


MENTORIA DE CARREIRAS

Os blocos que participaram do workshop terão acesso a sessões de mentoria para diagnosticar e buscar solução para um problema específico, elas poderão ser mentorias em pequenos grupos ou individualizadas.


CAPACITAÇÃO + MENTORIAS


CARGA HORÁRIA: 24 horas de capacitação online + 6 horas de mentoria online por bloco

A capacitação ocorrerá em 8 encontros de 3 horas, nos dias: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10, 13/10, 20/10, 27/10 e 03/11 das 19h às 22h.


PÚBLICO: Blocos de Rua do Carnaval de Belo Horizonte!


Inscrições e mais informações no site do Sebrae Minas.


Realizado pelo Sebrae Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte se propõe a oferecer capacitações, cursos, palestras, workshops, além de um Hackathon, para todos os atores do Carnaval de Belo Horizonte, afim de qualificar e discutir ações para o desenvolvimento da festa de forma gratuita.

CATEGORIAS
TAGS