QUEM SOMOS

Somos uma empresa dedicada aos processos sociais criativos.

 

Desde 1999, facilitamos o desenvolvimento profissional e a criação de empreendimentos transformadores com valor social.

 

Oferecemos mentoria, consultoria, facilitação e formação para quem busca ser criador e empreendedor de si, realizar negócios autorais, operar em redes colaborativas, cocriar algo inédito e relevante, lançar mão de metodologias mais orgânicas e efetivas.

 

Compreendemos projetos como processos vivos e organizações como comunidades de sentido e conhecimento, capazes de aprender com a própria experiência, de se auto-construir e de reinventar o mundo. 

 

Articulamos teoria e prática colaborativa para estudar as intersecções entre os campos da arte, do empreendedorismo criativo, da inovação e do desenvolvimento social.

Pesquisador independente, analista de sistemas, estudioso das abordagens sistêmicas e fenomenológicas. Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative / Instituto Fonte). Consultor e mentor em processos criativos. Fundador do Laboratório Sociocriativo. Trabalha na convergência cultura, inovação e desenvolvimento social e pessoal. Sua metodologia de formação de empreendedores criativos recebeu, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, categoria Formação para Competências Criativas, concedido pelo Ministério da Cultura.

 

Com mais de 30 anos de atuação, é pioneiro no desenvolvimento de modelos transversais de gestão cultural no Brasil. Consultor de grandes empresas e fundações, dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de processos sociais criativos.

 

Em 2011, lançou com Minom Pinho a plataforma Sociocultural em Rede e publicou o Guia do Empreendedor Sociocultural (Casa Redonda 2011). Da parceria também nasceu o curso semestral de Gestão do Empreendimento Cultural e Criativo da Escola São Paulo.

 

Consultor da Rede Cidades Criativas da UNESCO. Professor e conteudista do MBA New Branding Innovation (Faculdades Integradas Rio Branco) e do curso de extensão Gestão Cultural da PUC-SP. Coordenador do programa Inquietudes | Residências em Fluxo e da oficina Círculos Criativos no Instituto Tomie Ohtake, do curso Competências Colaborativas no Cultura e Mercado, facilitador do laboratório criativo do programa Museu Aberto do MAM, entre outros. Curador do Prêmio Empreendedor Cultural, de 2012 a 2017.

 

Em 2010, em parceira com a Lung, co-idealizou a metodologia de Inteligência Social da primeira wikicidade do mundo, PortoAlegre.cc.

 

Após o lançamento do livro Democracia Audiovisual (Escrituras 2005), iniciou uma incursão eventual no universo da realização independente. Seus filmes investigam a obra de artistas que fazem pensar sobre a diversidade complexa do Brasil. Dirigiu diversos curtas, videodanças e o longa-metragem O Guru Selvagem (2007 70min), sobre o tropicalista Jorge Mautner.

 

Foi diretor executivo da Fundacine RS, da Brant Associados, coordenador de cultura do Sesc RS e vice-presidente do Instituto Pensarte. Integrou a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.

 

Saiba mais sobre pesquisas e publicações no blog.

Leia relato autobiográfico aqui.

 

Siga no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn.

Please reload

Clientes

 

AES Sul

Aliz Inteligência Sustentável

Andreato Comunicação e Cultura

Camargo Correa

Casa de Ensaio

Casa Redonda

Cida Cultural

Com Tato Agência Sociocriativa

Comgás

ConectaNet

Escola Lumiar Porto Alegre

Grupo Box Brazil

Faculdades Integradas Rio Branco

Fundação Cinema RS

Fundação Cultural de Belo Horizonte

Fudação Piratiní

Fundação Vale

Instituto Avon

Instituto Claro

Instituto CPFL

Instituto Fonte

Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Instituto Pensarte

Instituto Tomie Othake

La Lima Identidades

Orquestra Theatro São Pedro

Rogatis Family

Sebrae

Sesc

Sesi

 

 
 

© 2018 Laboratório Sociocriativo