top of page

Wikicidadania


Criado dentro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos -, e implementado na interface PortoAlegre.cc, o conceito de Wikicidade se refere a uma plataforma digital que permite a discussão da história, a realidade e o futuro de territórios específicos, e nasceu após a experiência liderada pela própria universidade no Parque da Redenção, o Redenção.cc – projeto pioneiro no Brasil.

Em outras palavras, PortoAlegre.cc é um espaço de radicalização da democracia, onde os cidadãos têm voz e vez para discutir a cidade e participar em movimentos, mostrando o que ela tem de bom e o que precisa ser melhorado.

O projeto de pesquisa-ação em Wikicidadania, realizado em colaboração com a equipe da Lung, dedica-se a traçar parâmetros de inteligência social para garantir a apropriação da ferramenta por movimentos sociais e a aprendizagem comunitária de instrumentos digitais e presenciais de democracia participativa. A idéia é desenvolver uma metodologia de engajamento civico utilizando tecnologias sociais com o intuito de transformar a realidade de territórios, especialmente cidades.

Palestra no Fórum Brasilianas

CATEGORIAS
TAGS
bottom of page