O caráter público do investimento cultural privado

22/3/2016

Discutir os desafios comuns que permeiam a atuação de organizações culturais de origem privada e pública. A proposta da mesa "O caráter público do Investimento Cultural Privado", na 9ª edição do Congresso GIFE, é abrir um painel expositivo e provocador, com a participação de convidados, sobre como Pensar o investimento cultural transcendendo a abordagem ferramental e os mecanismos de financiamento à cultura. Como as organizações sociais compreendem seu papel social e compromisso com a sociedade? Como contribuem com a construção de agendas públicas e estabelecem relações participativas e transparentes com seus públicos?

 

Serão 4 palestrantes que farão uma exposição de cerca de 20 minutos a partir de um campo de reflexão introduzido e facilitado por André Martinez e Claudia Taddei.

 

Palestrantes convidados: 

 

Leonardo Brant: Fillmmaker e pesquisador cultural, autor dos livros O Poder da Cultura, Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1e Diversidade Cultural, publicou diversos artigos em publicações acadêmicas e de mercado, no Brasil e no exterior. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte, Organização Social de Cultura do Estado de São Paulo, responsável pela gestão do Theatro São Pedro, da Orquestra Jazz Sinfônica e da Banda Sinfônica do Estado, entre outras importantes iniciativas. É idealizador do site Cultura e Mercado, referência para o setor cultural, onde atuou como editor por 15 anos.

 

Marcelo Araújo: Secretário de Estado da Cultura de São Paulo

 

Ricardo Piquet: É presidente do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), organização sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver o potencial de pessoas e organizações por meio das artes e da cultura, tendo na gestão seu principal instrumento de realização. Em Recife, o IDG realiza a gestão administrativa e cultural do Paço do Frevo e do Cais do Sertão, além de outras instituições culturais de referência como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.  Antes do IDG, Piquet foi Diretor de Responsabilidade Social da Vale e Diretor da Fundação Vale, além de ter atuado na Fundação Roberto Marinho como Superintendente de Patrimônio e Meio Ambiente e Gerente de Desenvolvimento Institucional.

 

Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.

 

Clique aqui para saber mais sobre a 9ª edição do Congresso GIFE.

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

TAGS

© 2018 Laboratório Sociocriativo