top of page

Arquitetura Cultural


O conceito da Arquitetura Cultural, foi idealizado por André Martinez e Leonardo Brant, em 2004, com lançamento em 2005 no I Fórum de Cultura e Cidadania Corporativa (São Paulo) e em artigo na publicação homônima editada pela Brant Associados.

O propósito inicial era definir premissas socialmente responsáveis para a regulação do investimento cultural privado das empresas brasileiras. Apontar diretrizes para evitar a aplicação abusiva de recursos financeiros públicos em ações de marketing cultural por empresas que se valiam de incentivos fiscais para realizar patrocínio culturais.

Entretanto, a Arquitetura Cultural não se restringia à regulação dos investimentos culturais dentro dos parâmetros de ética empresarial. Ia além ao identificar a relevância pública do negócio – nos planos econômico, cultural, social e político -, permitindo à organização estabelecer relações com seus públicos baseadas na práxis de seus valores e na ética de seus processos e não somente na conformação de percepções de atributos de imagem.

CATEGORIAS
TAGS
bottom of page