top of page

Pessoas | contar para viver


Em outubro, o documentário comemorativo aos 25 anos do Museu da Pessoa estreou na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Antes da filmagem, o Laboratório Sociocriativo foi convidado a facilitar a residência no Museu da Pessoa para cocriação do filme, com diretores e equipes do museu e da produtora Casa Redonda.

Pessoas | contar para viver

2019 - documentário - 1h 26min

Produzido por Casa Redonda para Canal Curta.

Dirigido por Marco Del Fiol, Marcelo Machado, Pedro Cezar, Tatiana Toffoli e Viviane Ferreira.

E se existisse um museu que ao invés de abrigar objetos materiais pudesse abrigar histórias de vida de pessoas, qualquer pessoa, muitas pessoas? Pois ele existe. Cinco documentaristas são convidados a adentrar o acervo do Museu da Pessoa composto por mais de 18 mil histórias de vida e a propor releituras e recortes autorais. Os cinco documentaristas - Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezar, Tatiana Tofolli e Viviane Ferreira - e a fundadora do Museu, Karen Worcman, contam suas próprias histórias de vida ao longo do documentário. O filme é uma viagem afetiva pela vida de brasileiros e brasileiras como a história de Sinair, garimpeiro desde os 11 anos, Amir Klink, atleta que cruzou o Atlântico numa canoa, Tula Pilar, empregada doméstica que se tornou poeta, Kaká Werá, que se descobriu índigena quando entrou na escola e tantas outras. Um passeio pelos conflitos da história brasileira recente a partir das memórias dos seus habitantes. Viver para contar e contar para viver.

Clique aqui para ouvir o podcast da Mostra SP com os diretores Marco Del Fiol e Tatiana Toffoli.

CATEGORIAS
TAGS
bottom of page