Mentoria Colaborativa e Reflexiva 2020 | adaptabilidade em tempos de transição

Em 2020, a Mentoria Colaborativa e Reflexiva volta em novo formato.


O programa telepresencial explora as experiências de vida, os saberes, olhares, intuições e conexões dos mentorados como um "código aberto" que permite a produção de um conhecimento colaborativo útil para todos. Cada participante conta com os olhares dos demais para estudar suas questões, e aprende sobre si mesmo refletindo sobre as situações trazidas pelos colegas.

 

A principal referência para a facilitação é a abordagem das Práticas Sociais Reflexivas, criada pelo consultor sul-africano Allan Kaplan (The Protheus Initiative), inspirada na fenomenologia goetheana, que propõe um modo radicalmente vivo e delicado de observar, pensar e interferir em processos vivos.

 

Além disso, o facilitador é um profissional de larga experiência na área cultural e criativa, atuando também como mentor capaz de oferecer recomendações qualificadas. Além dos processos reflexivos exploratórios, as dinâmicas propiciam a construção de laços de confiança entre participantes - abrindo espaço para novas amizades e parcerias – e o estudo de repertórios sistêmicos e fenomenológicos.

 

Cada grupo de mentoria é formado por 5 a 6 participantes e conta com uma agenda de 11 encontros de 2h e 30min, que ocorrem semanalmente.

 

O grupo explorará de forma colaborativa as questões trazidas por cada participante e escolherá até 5 temas principais que serão trabalhados ao longo do percurso.

 

 

A MENTORIA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA QUEM:

 

  • Percebe que os padrões do mercado/mundo estão se transformando rapidamente e sente necessidade de cuidar de seu processo pessoal de adaptação, mantendo ou ampliando sua relevância como profissional.

  • Deseja aclarar ou repensar propósitos, métodos, estratégias. Busca ressignificar sua experiência.

  • Sente que precisa diversificar, buscar outras conexões, relacionar-se com novas áreas e saberes sem, entretanto, perder a identidade.

  • Acredita que há espaço para amadurecer sua relação com seu trabalho, sua produção e seus parceiros. Busca mais equilíbrio, paciência e serenidade. Quer harmonizar pensamento, emoções e intenções.

  • Gostaria de ter mais jogo de cintura, flexibilidade. Ganhar qualidade na leitura de situações e contextos, intervir de forma delicada no que está acontecendo, improvisar com mais consciência.

  • Sente que tem abertura suficiente para viver um processo que vai se revelando em seu próprio percurso, cujo desenrolar não pode ser previsto ou controlado.

 

 

A MENTORIA NÃO É UMA BOA IDEIA PARA QUEM:

 

  • Não consegue parar de pensar em um problema específico e deseja obsessivamente resolvê-lo.

  • Quer realizar alguma coisa, mas não acredita que seja necessário se transformar para que isso aconteça.

  • Não tem paciência para ouvir histórias de outras pessoas, nem vontade de compartilhar suas questões.

  • Tem dificuldade em sustentar uma rotina semanal de encontros e práticas. Não tem como garantir assiduidade e pontualidade.

  • Está buscado uma atividade terapêutica.

  • Busca resultados instantâneos com pouco esforço.

 

 

QUANDO?

 

Os encontros telepresenciais (via hangout) são semanais, nas quintas-feiras ou sextas-feiras, das 8h às 10h30. Os grupos poderão, em comum acordo e dependendo da disponibilidade do facilitador, propor eventuais alterações de dias e horários. A agenda com a programação dos 11 encontros de cada grupo será definida após a seleção dos integrantes.

 

O programa tem inicio previsto para a segunda quinzena de abril ou assim que os grupos estejam constituídos.

 

 

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS 

 

Os grupos, de 5 a 6 pessoas, são cuidadosamente compostos por meio de entrevistas, com a intenção de verificar a compatibilidade entre os participantes e a pertinência da mentoria para cada caso.

 

 

INVESTIMENTO

 

2 parcelas de R$ 350,00 (inscrição + mês subsequente)

boleto bancário

 

Observação importante: É requerida conexão de alta velocidade. Hangouts são realizados pela plataforma Zoom.us.

 

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES ABERTA!

 

Agende sua entrevista pelo WhatsApp (11) 98781 2911. Vagas limitadas!

 

Clique aqui para ler depoimentos de profissionais que passaram por programas de formação com metodologia do Laboratório Sociocriativo.

 

 

Assista agora o bate papo sobre a mentoria. Este webinar, gravado em março de 2019 é uma oportunidade para entender melhor como funciona, tirar dúvidas, ouvir sobre algumas experiências e começar a pensar sobre o que tem a ver com você ​- por que não? Conta com a presença de André Martinez e de Raul Andreucci, um dos mentorados egressos, jornalista e editor, que colaborou com perguntas e compartilhou seu processo, de como as vivências em grupos presenciais e virtuais transformaram seu olhar - e seu caminhar.

 

 

MENTOR-FACILITADOR

ANDRÉ MARTINEZ

Pesquisador independente, analista de sistemas, estudioso das abordagens sistêmicas e fenomenológicas. Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative (África do Sul) e Instituto Fonte). Consultor e mentor em processos e negócios criativos. Fundador do Laboratório Sociocriativo. Consultor da Unesco. Trabalha na convergência cultura, inovação e desenvolvimento social e pessoal. Sua metodologia de formação de empreendedores criativos recebeu, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, categoria Formação para Competê
ncias Criativas, concedido pelo Ministério da Cultura.

Com mais de 30 anos de atuação, é pioneiro no desenvolvimento de modelos transversais de gestão cultural no Brasil. Consultor de grandes empresas e fundações, dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de processos sociais criativos.

Minibio completa
aqui.


 

Please reload

CATEGORIAS
Some elements on this page did not load. Refresh your site & try again.

TAGS

© 2018 Laboratório Sociocriativo