top of page

Mentoria Colaborativa e Reflexiva 2020 | adaptabilidade em tempos de transição


Em recente pesquisa realizada pelo Laboratório Sociocriativo, semanas antes do isolamento social, 1/3 dos entrevistados afirmaram estarem se sentindo muito apreensivos com aquele momento. Em suas respostas, mencionavam a desvalorização dos setores da cultura e das artes, ameaças frequentes à liberdade de criação e expressão e retrocesso de políticas públicas para a sustentação do setor. Perguntavam-se “como sobreviver, perseverar, como manterem-se ativos, produtivos e dentro do setor?”

O contexto parece ainda mais desafiador se consideradas as mudanças contundentes no comportamento dos mercados, principalmente com o impacto da pandemia e a presença intensiva das novas tecnologias, que alteraram nossas práticas e relações sociais. Vemos a emergência de padrões que exigem alta diferenciação, posicionamento claro e negócios autorais. Ao mesmo tempo, é possível reconhecer um ambiente riquíssimo em oportunidades para colaborar em redes e sustentar uma produção autônoma.

O sentimento mais frequente é que para não perder a relevância, para não sucumbir ou precisar mudar de área, é preciso se adaptar, buscar formas de inserir a própria experiência em uma outra realidade que ainda está sendo descoberta, que ainda não foi totalmente compreendida. Ser criativo ou inovador nesse contexto começa pela necessidade de se reinventar, diversificar, ser versátil, articular múltiplos conhecimentos, construir (e manter com todo o cuidado) uma teia diversa e nutritiva de parcerias. Tudo isso depende de habilidades socioemocionais - como manter-se presente e equilibrado, saber ouvir com profundidade, saber interpretar situações complexas, conectar pensamentos opostos – e do domínio de ferramentas ágeis, que permitam lidar e aprender com as incertezas.

PROGRAMA

A Mentoria Colaborativa e Reflexiva é um programa telepresencial (online, ao vivo e interativo) e sob medida, criado para quem deseja cuidar de seu processo de adaptação aos novos tempos, liderando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Explora as experiências de vida, os saberes, olhares, intuições e conexões dos mentorados como um "código aberto" que permite a produção colaborativa de um conhecimento útil para todos. Cada participante conta com os olhares dos demais para estudar suas questões, e aprende sobre si mesmo refletindo sobre as situações trazidas pelos colegas.

Todo o processo é orientado por um facilitador-mentor com mais de 30 anos de experiência nas áreas da gestão cultural e da economia criativa. Além dos processos reflexivos exploratórios, as dinâmicas propiciam a construção de laços de confiança entre participantes - abrindo espaço para novas amizades e parcerias – e o estudo de repertórios sistêmicos e fenomenológicos.

A principal referência para a facilitação é a abordagem das Práticas Sociais Reflexivas, criada pelo consultor sul-africano Allan Kaplan (The Protheus Initiative), inspirada na fenomenologia goetheana, que propõe um modo radicalmente vivo e delicado de observar, pensar e interferir em processos sociais.

Cada grupo de mentoria é formado por 5 a 7 participantes e conta com uma agenda de 11 encontros semanais de 2h e 30min.

O grupo explorará de forma as questões trazidas por cada participante e escolherá até 5 temas principais que serão trabalhados ao longo do percurso.

A MENTORIA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA QUEM:

  • Percebe que os padrões do mercado/mundo estão se transformando rapidamente e sente necessidade de cuidar de seu processo pessoal de adaptação, mantendo ou ampliando sua relevância como profissional.

  • Deseja aclarar ou repensar propósitos, métodos, estratégias. Busca ressignificar sua experiência.

  • Sente que precisa diversificar, buscar outras conexões, relacionar-se com novas áreas e saberes sem, entretanto, perder a identidade.

  • Acredita que há espaço para amadurecer sua relação com seu trabalho, sua produção e seus parceiros. Busca mais equilíbrio, paciência e serenidade. Quer harmonizar pensamento, emoções e intenções.

  • Gostaria de ter mais jogo de cintura, flexibilidade. Ganhar qualidade na leitura de situações e contextos, intervir de forma delicada no que está acontecendo, improvisar com mais consciência.

  • Sente que tem abertura suficiente para viver um processo que vai se revelando em seu próprio percurso, cujo desenrolar não pode ser previsto ou controlado.

A MENTORIA NÃO É UMA BOA IDEIA PARA QUEM:

  • Não consegue parar de pensar em um problema específico e deseja obsessivamente resolvê-lo.

  • Quer realizar alguma coisa, mas não acredita que seja necessário se transformar para que isso aconteça.

  • Não tem paciência para ouvir histórias de outras pessoas, nem vontade de compartilhar suas questões.

  • Tem dificuldade em sustentar uma rotina semanal de encontros e práticas. Não tem como garantir assiduidade e pontualidade.

  • Está buscado uma atividade terapêutica.

  • Busca resultados instantâneos com pouco esforço.

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS

Os grupos, de 5 a 7 pessoas, são cuidadosamente compostos por meio de entrevistas, com a intenção de verificar a compatibilidade entre os participantes e a pertinência da mentoria para cada caso.

INVESTIMENTO

R$ 900,00

Formas de pagamento:

PAGAMENTO PARCELADO EM ATÉ 6X SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO

10% DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA, VIA BOLETO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA (para obter o desconto, entre em contato através do e-mail: atendimento@culturaemercado.com.br)

CONSULTE ATENDIMENTO PARA DESCONTOS EM PACOTES DE 2 CURSOS OU MAIS.

Certificado de conclusão fornecidos pelo Cursos Cultura e Mercado.

Observação importante: É requerida conexão de alta velocidade. Hangouts são realizados pela plataforma Zoom.us.

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES ABERTA!

Solicite uma entrevista aqui.

Clique aqui para ler depoimentos de profissionais que passaram por programas de formação com metodologia do Laboratório Sociocriativo.

Assista agora o bate papo sobre a mentoria. Este webinar, gravado em março de 2019 é uma oportunidade para entender melhor como funciona, tirar dúvidas, ouvir sobre algumas experiências e começar a pensar sobre o que tem a ver com você ​- por que não? Conta com a presença de André Martinez e de Raul Andreucci, um dos mentorados egressos, jornalista e editor, que colaborou com perguntas e compartilhou seu processo, de como as vivências em grupos presenciais e virtuais transformaram seu olhar - e seu caminhar.

MENTOR-FACILITADOR ANDRÉ MARTINEZ Pesquisador independente, analista de sistemas, estudioso das abordagens sistêmicas e fenomenológicas. Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative (África do Sul) e Instituto Fonte). Consultor e mentor em processos e negócios criativos. Fundador do Laboratório Sociocriativo. Consultor da Unesco. Trabalha na convergência cultura, inovação e desenvolvimento social e pessoal. Sua metodologia de formação de empreendedores criativos recebeu, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, categoria Formação para Competências Criativas, concedido pelo Ministério da Cultura. Com mais de 30 anos de atuação, é pioneiro no desenvolvimento de modelos transversais de gestão cultural no Brasil. Consultor de grandes empresas e fundações, dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de processos sociais criativos. Minibio completa aqui.

CATEGORIAS
TAGS
bottom of page