top of page

Online, interativo e ao vivo


Três programas especialmente desenvolvidos em parceria entre o Laboratório Sociocriativo e o Cursos Cultura e Mercado, para ajudar profissionais e empreendedores a ampliarem suas redes de parceiros, estabelecerem conexões mais produtivas e criativas, se adaptarem à realidade de transição e gerarem abundância econômica na crise.

Curso Práticas de Colaboração Criativa |Fundamentos, habilidades e ferramentas

26 de maio a 30 de junho | terças e quintas, das 19h às 22h

A necessidade de capacitação técnica para aumentar a colaboração, gerando fluxo a partir de uma visão econômica de abundância, é tão concreta quanto para a ampliação da competitividade na perspectiva de uma visão econômica de escassez. É muito comum as pessoas acreditarem que, para colaborar, basta vontade e necessidade, que é uma prática orgânica, que simplesmente acontece. Essa afirmação é em parte verdadeira. Somos seres biologicamente programados para colaborar e os movimentos colaborativos espontâneos acontecem frequentemente na vida em sociedade, principalmente nos ambientes afetivos. Mas quando passamos a enxergar a colaboração como um recurso para criação e produção, como potência para gerar retorno econômico, como ferramenta para realização de projetos complexos, ou mesmo, paradoxalmente, como estratégia para sobreviver em mercados altamente competitivos (sim, os opostos são simultâneos), nos deparamos com algo que precisa ser ativado e gerido, algo que requer uma instrumentação própria e o desenvolvimento de novas habilidades. Ao acessarmos essa consciência, do quanto a prática colaborativa pode ser qualificada, nos damos conta de que tudo o que experimentamos até então como prática colaborativa é a ponta de um iceberg.

A colaboração criativa, tema a ser trabalhado no curso, é uma prática específica de colaboração onde a interação entre pessoas permite a criação ou descoberta partilhada de algo novo (obras, produtos, movimentos, relações). Nesse tipo de processo, a criatividade surge a partir de significados e compreensões apenas possíveis devido à existência de um grupo, de uma rede de diversas percepções, repertórios, linguagens e experiências. Cada pessoa, ao integrar o círculo, gera possibilidades muito mais amplas que a simples soma dos conteúdos agregados pelo coletivo.

Conheça o programa aqui.

Mentoria Colaborativa e Reflexiva | Adaptabilidade em tempos de transição

10 de junho a 19 de agosto | quartas, das 8h às 10h30

É um programa telepresencial e sob medida, criado para quem deseja cuidar de seu processo de adaptação aos novos tempos, liderando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Explora as experiências de vida, os saberes, olhares, intuições e conexões dos mentorados como um "código aberto" que permite a produção colaborativa de um conhecimento útil para todos. Cada participante conta com os olhares dos demais para estudar suas questões, e aprende sobre si mesmo refletindo sobre as situações trazidas pelos colegas. Todo o processo é orientado por um facilitador-mentor com mais de 30 anos de experiência nas áreas da gestão cultural e da economia criativa. Além dos processos reflexivos exploratórios, as dinâmicas propiciam a construção de laços de confiança entre participantes - abrindo espaço para novas amizades e parcerias – e o estudo de repertórios sistêmicos e fenomenológicos.

Clique aqui para saber mais.

CoLAB Café Cultura e Mercado | Networking afetivo e profundo

18 de maio | segunda, das 19h às 22h

Em tempos de grande incerteza e de transição extrema, o recurso mais importante que profissionais e empreendedores dispõem são suas redes de parceiros.

O CoLab Café CeM é um espaço para criar conexões de uma forma delicada e com profundidade. Uma oportunidade para conhecer novos parceiros, compartilhando sentimentos e percepções a respeito dos desafios do contexto atual. O que diferencia este espaço de um outro encontro qualquer, é o fato de contar um facilitador de grande experiência no setor e com uma metodologia especialmente desenhada para criar e sustentar um ambiente de confiança, onde a prática do diálogo e do pensamento divergente permita semear conexões duradouras e perspectivas inteiramente novas.

A principal referência para a facilitação é a abordagem das Práticas Sociais Reflexivas, criada pelo consultor sul-africano Allan Kaplan (The Protheus Initiative), inspirada na fenomenologia goetheana, que propõe um modo radicalmente vivo e delicado de observar, pensar e interferir em processos vivos.

Garanta a sua vaga agora! Clique aqui para se inscrever.

CATEGORIAS
TAGS
bottom of page